• Cursinho Prof. Chico Poço

Dia dos Professores 2020


Ao mestre, a Flor

“Adubar a terra

Com números e letras

Asas e poemas

Para colher lírios

Cravos e alfazemas

Agricultor

O bom mestre sabe

Que espinhos

E pétalas

Fazem parte

Da primavera

Porque ensinar

É regar a semente

Sem afogar a flor”.

(Sérgio Vaz – 2013)




Acreditamos que o “dia do professor” deve ser, acima de tudo, um dia de luta, pois isso é o que fazemos todos os dias em nossa carreira, enquanto docentes. Lutamos para cativar a atenção, lutamos para criar condições, lutamos para legitimar saberes, lutamos por nossos direitos e pelo direito dos nossos alunos no acesso ao conhecimento.

Em meio a tempos sombrios e imprevisíveis, marcados pela insegurança e pelo medo, em que cada sonho, cada plano e cada objetivo foram adiados pela incerteza, quanto vale o aconchego de um professor? Quanto valem as palavras do professor? Quanto vale o olhar do SEU professor? Um abraço, um carinho, um afeto... Quanto valem?

Passamos 2020 repensando quanto vale um professor e concluímos que seu valor é inigualável, inestimável, um raro tesouro! E essa conclusão nos veio por parte de quem mais nos importa: nossos alunos, que muitas vezes nos dizem que “a vídeo aula do youtube era boa, mas não era a nossa aula”; ou que nos pedem para marcar uma aula online pois entendem melhor com a nossa explicação; nos pediam conselhos, compartilham conosco suas ansiedades, nos pedem ajuda e nos oferecem companheirismo. E durante o ano todo nos fizeram resistir e continuar, dia a dia, travando a luta por uma educação à distância que nunca nos ensinaram, e, talvez, nem mesmo vejamos muito sentido nisso, uma vez que sentimos a ausência do olhar, da feição, dos questionamentos e de tudo que faz parte da nossa rotina na sala de aula.

Aqui estamos nós! Mais um 15 de outubro de luta, e, desta vez especial, pois é uma luta travada pela continuidade da educação durante todo este ano, e, com certeza, o que depender de nós, educadores, será uma luta eterna!


Feliz dia dos professores!


A VOCÊS, PROFESSORES DO CP2 , OBRIGADA PELA DEDICAÇÃO, PELO ENVOLVIMENTO, PELO SABER. Estamos juntos nesta deliciosa e incansável luta!



32 visualizações

©2020 by ONG Cursinho Professor Chico Poço. Proudly created with Wix.com