• Cursinho Prof. Chico Poço

Cursinho Chico Poço em 2020


A pandemia do corona vírus que percorreu o ano de 2020 obrigou a nossa instituição A tomar medidas de segurança para a manutenção das nossas aulas e do atendimento aos estudantes matriculados em nosso cursinho. Nosso objetivo principal foi a acessibilidade ao conhecimento e à democratização desse acesso ao ensino de qualidade, buscando a diminuição da desigualdade social e econômica atual. Para isso, conhecendo a realidade de nossos estudantes e prezando pela segurança de nossos professores voluntários, criamos meios para os estudantes continuarem a estudar e buscar o ingresso no Ensino Superior.


Estas foram as principais ações que tomamos:


• Manutenção e ampliação de bibliotecas de estudo próprias:

Mantemos na plataforma Google Classroom aulas gravadas, listas de exercícios, resumos e outros materiais de estudo de todas as disciplinas à disposição de nossos estudantes, que podem acessar e estudar a qualquer hora do dia. Esta prática já era usual do nosso cursinho e, durante o ano de 2020, ampliamos o seu uso para atender os conteúdos dos principais vestibulares

• Interações com nossos professores (Plantões de dúvidas):

Diariamente, oferecemos, No mínimo, uma hora de interação entre professores e alunos, no horário usual de nossas aulas. Buscamos sempre o diálogo e a aprendizagem conjuntos, focando em exercícios e soluções de dúvidas sobre o conteúdo estudado previamente.

• Lives de atualidades:

Em nossas redes sociais, organizamos e divulgamos debates e conversas sobre temas importantes para a nossa sociedade e com relevância para diferentes componentes curriculares. Essas lives ficam armazenadas em nossas redes sociais, permitindo que o estudante consiga assistir, posteriormente, caso necessário.

• Parceria com o canal “Descomplica”:

Somando-se ao que os nossos professores organizam de material de apoio à aprendizagem, o canal “Descomplica” permitiu o acesso a seu banco de vídeos para nossos estudantes, que podem também (estudar por esses vídeos.) ter acesso a todo esse material.

• Reuniões de toda a equipe:

Estudantes e professores se reúnem regularmente para diálogos e assim conversarem sobre (como está) o andamento das aulas não-presenciais e o que pode melhorar. Tudo isso resulta em novas ideias e em constante desenvolvimento durante esse período inédito para professores, voluntários e estudantes. Sem a colaboração e o trabalho horizontal, entre todos os elementos que compõem o cursinho, essas iniciativas não teriam resultados.

• Manutenção de eventos anuais:

Apesar do distanciamento social, conseguimos manter alguns eventos que ocorrem no Cursinho Chico Poço anualmente, como o CPVest feito em nosso canal do youtube, simulados dos principais vestibulares do Estado de São Paulo e o CPApresenta que ocorrerá em novembro e que já estamos organizando.

• Renovação das concessões da sede do cursinho:

Os voluntários se debruçaram, também, na garantia da manutenção do prédio que usamos para nossas atividades presenciais, mesmo com a suspensão provisória de funcionamento, por conta da pandemia, continuamos atentos, tanto do ponto de vista técnico como burocrático. Ao mesmo tempo em que garantimos pequenos consertos do telhado e da rede hidráulica do prédio, regularizamos as questões pendentes com a Prefeitura Municipal, que detém a posse do imóvel, bem como com CPFL e DAE. Tudo isso para que, esperamos que em breve, possamos dar seguimento às nossas atividades presenciais por mais alguns anos, com as condições sanitárias seguras.

• Foca no ENEM:

Atuando com o nosso objetivo de democratização do ensino, a rádio Difusora junto com a produtora MOV8 convidaram o cursinho para o programa "Foca no Enem", em que professores, de cursinhos populares da região, levam educação e preparação para o vestibular, de segunda a sexta, no mesmo horário, sempre alternando as disciplinas.

• Canal do Youtube:

Além de tudo, para garantir acesso ao conteúdo de vestibular para todos os estudantes, iniciamos a divulgação de vídeo-aulas, gravadas pelos nossos próprios professores e divulgadas em nosso canal do Youtube, em que todos podem acessar clicando na imagem:

Também estamos nos preparando e nos organizando para o processo seletivo de 2021, buscando as melhores alternativas para a manutenção de nossas aulas, prezando pela segurança de nossos estudantes e voluntários, considerando que ainda não temos cura e nem vacina para o corona vírus. Assim, conseguimos manter a Instituição com o mesmo objetivo de democratizar a educação e o ensino superior, e continuaremos na luta com esse foco, mesmo com todas as adversidades que sofremos durante o ano de 2020.



87 visualizações

©2020 by ONG Cursinho Professor Chico Poço. Proudly created with Wix.com